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Apesar de adorar cozinhar, aquilo que mais gosto são pratos simples e que não demorem muito tempo a preparar, já que passamos a vida a correr.

Esta receita é óptima e super rápida. E podem fazê-la como entrada também.

 

Ingredientes

 

Cogumelos Frescos Inteiros (usei os Paris)

1 lata de atum ao natural

Tomate seco

Oregãos, sal e pimenta, q.b.

Fio de azeite

Alho-francês

Óleo de Côco q.b.

Levedura de Cerveja (para dar o toque cheesy)

 

Preparação


Retirar os pés dos cogumelos e um pouco mais do interior.

Levar as metades inteiras ao forno, previamente aquecido, com um fio de azeite e uma pitada de sal.

Entretanto, colocar os pés dos cogumelos, o tomate seco, o atum, uma colher de chá de levedura de cerveja e um fio de azeite num robot de cozinha e misturar tudo, até obter uma mistura homogénea. Temperar a gosto e envolver novamente.

Saltear o alho-francês num pouco de óleo de côco e reservar.

Quando os cogumelos estiverem assados (os meus largaram um pouco de água e tive de escorrê-los) colocar uma base de alho-francês no interior e colocar a pasta de atum por cima. Levar ao forno até dourar.

 

[ Como estive doente há pouco tempo, tenho andado a cortar no queijo, e essa é a única razão pela qual não usei esse ingrediente nesta receita, pois acho que ia ficar muito bem! ]

 

D.

 

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Quadrados de Limão

por Diana, em 08.12.16

Tenho uma paixão desmedida por limão, em particular por sobremesas de limão. No livro da La Dolce Rita - "Sobremesas 5 5 5" - há uma variedade imensa de sobremesas, bolos e bolachas, super rápidos e para todos os gostos.

A receita destes quadrados de limão estava a chamar por mim desde que trouxe o livro para casa. Já tinha feito a receita original, mas desta vez fiz uma adaptação:

 

Ingredientes

 

Açúcar de côco - 50g

Açúcar Mascavado - 160g

Óleo de côco derretido - 50g

Manteiga derretida - 50g

Farinha de Centeio - 100g + 30g

Farinha de Côco - 50g

1 Ovo

2 Limões

 

Preparação

 

Misturar 50g de açúcar de côco com a manteiga, o óleo de côco, 100g de farinha de centeio + 50g de farinha de côco e mexer bem, com uma colher de pau ou com as mãos, até obter um preparado homogéneo. Colocar a massa numa forma quadrada, forrada com papel vegetal e pressionar de forma a que fique uma base uniforme (a base deverá ficar com cerca de 0,5 cm de espessura). Levar ao forno pré-aquecido a 170º durante cerca de 10 minutos. Reservar.

 

Entretanto, para preparar o creme de limão: num recipiente, juntar o restante açúcar com os restantes 30g de farinha, o ovo e o sumo de 2 limões. Bater com uma vara de arames e misturar. Verter este preparado sobre a base e levar novamente ao forno, durante 15-25 minutos, até dourar.

 

Deixar arrefecer e cortar em quadrados. Polvilhar com canela e servir.

 

Espero que gostem e que experimentem! 

 

D.

 

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Já tinha perdido a noção de há quanto tempo não conseguia vir aqui partilhar uma receita... A verdade é que tenho um albúm gigante de fotografias de receitas para partilhar... Vamos ver se consigo! Entretanto, vão começar os fins-de-semana chuvosos em que só apetece estar em casa, por isso, acho que vou conseguir compensar os meses de ausência. 

 

A receita que decidi partilhar hoje é super simples, preparei-a um dia de manhã antes de ir para o trabalho (já tinha as batatas assadas).

 

Ingredientes

Batata-doce

Queijo-creme

Salmão Fumado

Pimenta 

Endro

 

Preparação

Fazer um golpe nas batatas previamente assadas, de maneira a não abrir na totalidade e deixar espaço para rechear.

Numa taça, colocar o salmão fumado cortado em fatias muito pequeninas e juntar o queijo-creme. Envolver muito bem e temperar com pimenta preta e endro. Como o salmão fumado já é suficientemente salgado não coloquei sal, mas deixo ao critério dos vossos gostos pessoais. 

 

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Espero que gostem! :)

 

D.

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Este prato junta alguns dos ingredientes que mais gosto de comer!

Uma amiga falou-me e passou-me uma receita de caril de camarão com banana que tinha feito e fiquei com aquilo na cabeça. Ainda assim, como não segui a receita, inspirei-me apenas na combinação e em aproveitar o que tinha em casa.

 

Ingredientes

Cogumelos brancos gigantes

Miolo de camarão médio

Bananas da madeira (maduras)

Óleo de Côco

Especiarias - caril em pó, sal, pimenta cayenne

Natas de Caril Parmalat

 

Preparação

Ligar o forno a 180º.

Enquanto o forno aquece, limpar os cogumelos cuidadosamente com um papel de cozinha. Retirar os pés, cortar em pedaços pequenos e reservar.

Entretanto, levar uma frigideira ao lume com um pouco de óleo de côco, juntar o caril em pó e mexer para libertar aroma. Juntar o miolo das gambas e os pés dos cogumelos aos pedaços. Envolver bem e deixar saltear.

Cortar a banana às rodelas e juntar à frigideira, temperar a gosto e envolver. Juntar um pouco das natas de caril e deixar apurar uns minutos.

Rechear os cogumelos com o preparado e levar ao forno durante uns 10 ou 15 minutos.

 

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Espero que gostem! :)

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Scones de Côco Saudáveis

por Diana, em 20.06.16

Adoro quando acordo sem despertador, cheia de energia e salto directa para a cozinha, para preparar mega pequeno-almoço. Normalmente, isto só acontece mesmo ao fim-de-semana. 

 

Adorei esta receita e vou repetir, sem dúvida.

 

Ingredientes (para 5 unidades)

Farinha de Côco ( cerca de 50g)

Farinha de Arroz (cerca de 70g)

Farinha de Amêndoa (cerca de 60g)

Geleia de Arroz (2 ou 3 colheres de sopa)

1 Ovo

Fermento em pó (1 colher de chá)

Pitada de sal

 

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180º.

Juntar todos os ingredientes num robot de cozinha e envolver tudo, sem mexer demasiado.

Num tabuleiro forrado com papel vegatal e polvilhado com farinha, distribuir várias colheres de massa pelo tabuleiro e levar ao forno até estarem douradinhos.

Servir com queijo creme, queijo quark, ou qualquer compota.

Vai, certamente, ser uma óptima maneira de começar o dia. Experimentem!

 

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"Huevos Rotos" Saudáveis

por Diana, em 20.06.16

No passado dia 21 de Maio fui fazer um workshop espectacular com a adorável Filipa Gomes, na Academia Time Out. Em breve faço um post sobre o que aprendi neste dia (entretanto podem espreitar o post da minha amiga Carla, do blog From my Kitchen with Love), mas para já partilho uma das receitas que aprendi, que me tem ajudado imenso a comer bem e rápido, nos dias mais complicados. As variedades são tão limitadas quanto a nossa imaginação. 

 

Ingredientes

Abacate (não demasiado maduro)

Ovos biológicos

Óleo de Côco

Salmão Fumado

Sal e pimenta q.b.

 

Preparação

Partir o abacate em cubos ou tiras e colocar no prato de servir.

Entretanto, estrelar o ovo numa frigideira com um pouco de óleo de côco. (No workshop colocámos algumas sementes de girassol na frigideira, antes de juntar o ovo, para ficar agarrado às claras e dar o toque crunchy ao prato; fica super bom, mas não tinha sementes em casa). Quando estiver no ponto (eu gosto pouco passado), colocar numa tábua e cortar grosseiramente. Com a ajuda de uma estápula, para não desperdiçar a gema, colocar por cima do abacate e temperar com sal e pimenta q.b. 

Esta é a base, depois é possível fazer as variações que nos lembrarmos.

Desta vez, comi com salmão fumado.

 

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Trufas de Não-Tella

por Diana, em 20.06.16

Sou completamente chocoholic, confesso! E adoro trufas energéticas; já experimentei algumas receitas e as que mais gostei até agora são as da Mafalda Pinto Leite.

 

Vi há uns dias um post no Casal Mistério com uma receita de brownies saudáveis. Pareceram-me tão bem, que decidi experimentar uma versão parecida em trufas.

 

Esta é das receitas mais simples de sempre e é uma maravilha. Só são precisos 3 ingrediente - tâmaras medjool, cacau puro e avelãs. Normalmente compro as minhas tâmaras numa lojinha do Martim Moniz, mas descobri recentemente numa loja biológica que vou frequentemente, Villa Bio, um produto espectacular que me ajuda imenso nestas receitas de sobremesas saudáveis, pasta de tâmaras (só leva mesmo tâmaras e está pronto a usar).

E o melhor de tudo, esta receita pode comer-se sem culpa. Não leva farinhas, nem açúcar! 

 

Preparação

Levar as avelãs inteiras (uma caneca aproximadamente) durante alguns minutos ao forno, para torrar. Com muito cuidado para não queimar. 

Juntar cerca de 3 colheres de sopa de cacau puro, as avelãs e cerca de uma chávena de tâmaras num robot de cozinha e triturar até obter uma mistura homogénea.

Depois disto, é só moldar pequenas bolinhas e levar ao frio durante 1 hora (ou comer logo uma, se não resistir) .

O sabor a chocolate e avelã nunca desilude! 

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Esta até pode ser uma ideia a considerar para presentes caseiros, tenho a certeza que quem os receber, vai adorar!

 

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As overnight oats - deixar a aveia com leite (eu uso vegetal) no frigorífico durante a noite - foi das melhores coisinhas que se decobriu. Permite-nos ter um pequeno-almoço saudável pronto a comer. Já não há desculpas para não tomar o pequeno-almoço em casa.

Normalmente costumo comer com canela, pasta de baunilha e mistura de sementes, Quando é preciso adoçar ligeiramente, junto um pouco de maple syrup, mel ou geleia de arroz. Quando acordo com um bocadinho mais de tempo, às vezes invento um bocado... Foi o caso.

Neste dia de manhã, deu-me para fazer banana caramelizada (sem culpas) e juntar à minha espécie de papa de aveia.

Vejam só como é fácil:

 

Ingredientes

- overnight oats (1 taça)

- óleo de côco

- banana

- geleia de arroz

- canela

- lascas de côco

 

Preparação

Numa frigideira, juntar um pouco de óleo de côco e quando começar a derreter juntar a banana cortada em rodelas. Ir mexendo cuidadosamente para não desfazer. Juntar a geleia de arroz e envolver até caramelizar. No final, pode juntar-se um pouco de canela.

Servir ainda quente por cima da taça de aveia e polvilhar com lascas de côco (podem torrar previamente ou servir mesmo assim).

 

Rápido, não? :) Experimentem!

 

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Eu sou super gulosa, há dias em que tenho mesmo necessidade de comer alguma coisa que se pareça com uma sobremesa. Claro que passo a vida à procura de sobremesas saudáveis... Outro dia à noite, lembrei-me de experimentar isto.

 

Ingredientes:

- Granola (a minha era sem glutén e sem açúcar - da The Mae Deli)

- Morangos

- Queijo Quark

 

Preparar

Bater ligeiramente o queijo para ficar cremoso. Num copo ou taça alta, colocar os 3 ingreditentes em camadas (granola, quark e morangos) e já está!

 

Digam lá se não é uma óptima ideia relâmpago?

 

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Copinhos de Suspiros com Maracujá

por Diana, em 03.05.16

Para celebrar a chegada do bebé de uma amiga, numa tarde cheia de sol e calor, fiz esta sobremesa. É rápida, fresca e saborosa. Fiz em copos pequeninos, mas pode ser feita numa só dose.

 

Ingredientes

 

  • Mascarpone (usei 3 embalagens)
  • Natas Parmalat c/ Baunilha (usei 1)
  • Suspiros (1 saco médio)
  • Pasta de baunilha 
  • Maracujás (usei uns 12 - 14)

 

Preparação

 

Bater o mascarpone com as natas e um fio de pasta de baunilha, até ficar consistente. Entretanto, retirar a polpa dos maracujás e reservar. 


Partir os suspiros grosseiramente e... está praticamente pronto!

Depois deste processo super rápido, é só "montar" a sobremesa em camadas. O creme, a polpa e os supiros e assim sucessivamente, até terminar com os suspiros.

 

Esta sobremesa tem variedades quase infinitas, já que se pode fazer com quase todas as frutas.

Espero que façam e que gostem! 

 

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